“Em Cristo é preciso fazer travessias e chegar à outra margem”

pescaweb-blogXII Domingo do tempo comum

(Jó 38, 1.8-11; Sl 106; 2 Cor 5, 14-17; Mc 4, 35-41)

Na semana passada nosso país perdeu um de seus maiores compositores: Fernando Brandt parceiro musical de Milton Nascimento. Com Milton, Brandt compôs clássicos inesquecíveis de nossa música popular. Todos temos em nossa memória algumas de suas canções. No final dos anos 60 compuseram juntos “Travessia”, belíssima canção que em um de seus versos diz: “ Sonho feito brisa, vento vem terminar” .

A vida espiritual é também uma constante travessia. O Senhor nos convida a irmos ora caminhando, ora navegando de uma margem a outra!!! Isso é sempre o mais definitivo no discipulado de Cristo. De certa forma é o que a liturgia deste XII domingo do tempo comum nos exorta: seguirmos a Cristo e no seguimento descobrirmos “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem”. (Mc 4, 41).

Na liturgia deste final de semana as leituras nos convidam a fazermos também travessias. Jesus mesmo convoca seus discípulos a navegarem em direção a outra margem: “ e disse-lhes…ao cair da tarde, passemos para outra margem” (Mc 4, 35). Jesus percebe que já tempo de seus discípulos o reconhecerem também em meio as provações!!!  Nos domingos precedentes conheceram um Cristo poderoso sobre as doenças e as potências demoníacas. Haviam experimentado sua força taumaturgica, sua palavra curadora o seu poder. Porém não tinham sentido em si mesmo a fraqueza, o medo, a provação da fé!!! Para os discípulos os ventos do início da caminhada eram sempre favoráveis, e os conduziam a seguir Jesus onde ele encontrasse: “E da Judéia, de Jerusalém, da Idumeia …dos arredores de Tiro Sidônia, uma grande multidão, ao saber de tudo o que ele fazia, foi a ele” (Mc 3,8).

No entanto Jesus percebe que é chegada à hora de fazer travessias, passar para outra margem!!! Ainda mais em si tratando que esta, se dará sobre o “mar”. O “mar” na mentalidade bíblica sabemos é rico de simbolismos!!! Ele (o mar) embora sujeito ao domínio de Deus, permanece sempre um mundo cheio de mistérios e perigos: Era a habitação de monstros: “poderás pescar o Leviatã com o anzol e atar-lhe a língua com uma corda” (Jó 40, 23); em virtude da profundidade de seus abismos, da amargura de suas águas, tornava-se a mais eloqüente e eficaz figura imagem das forças do mal! E será através deste inimigo natural do homem que Jesus ensinará seus discípulos a importância de fazer travessias para crescer na vida espiritual!! E por quê esta pedagogia tão desconcertante? Por que às vezes o caminho do sofrimento se torna o meio para o crescimento? Por que a vida espiritual nos apresenta estas dolorosas travessias? Por que o Senhor deseja que, superando as tempestades de nossa vida, nos tornemos mais livres, despojados, e percebamos que é somente Ele que importa!!! Muitas vezes levamos em nossas “barcas”, muitas “bagagens”, seguranças, que acabam por nos fazer apegados a “sonhos feitos de brisa”! E estes sonhos e apegos, não se sustentam!!! Por vezes estão relacionados às próprias imagens de Deus que estamos cultivando e que diante das tempestades da vida, se desfazem com a força dos ventos contrários!!! O Senhor quer neste final de semana fazer-nos perceber que Ele esta na barca da nossa vida!!! No comando das coisas, e se permite que sejamos tentados, é para que o reconheçamos e saibamos que: “ Não dorme, nem cochila o vigia de Israel, o Senhor é o teu guarda, o Senhor é como sombra que te cobre” (Sl 121, 4).

A Palavra de Deus nos apresenta outro aspecto interessante a nossa meditação: Algo que acontece sempre quando estamos vivendo um período de provação, como os discípulos estavam em sua travessia!!! Neste momento é natural que surjam dentro de nós perguntas: “Mestre estamos morrendo e não te importas?” (Mc 4, 38). Mas o que percebemos nesta liturgia, é que, quem faz as perguntas é o próprio Deus!!! É Ele mesmo quem fala “do meio da tempestade” (Jó 38, 1)!! E talvez esteja ai, nosso maior desafio! Ouvir nosso Deus falar quando pensamos que Ele definitivamente se emudeceu!!! No Evangelho “dormia” enquanto os seus pereciam!!!

A primeira leitura é uma imagem disto!!! Deus recorda a Jó, como em um clamor quem Ele é, e que esta cuidando de todas as coisas. Lembra a seu escolhido, que os inimigos naturais: “o mar e as ondas” são obras suas e não sucumbirão a Jó: “Quem fechou o mar com portas… quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, e disse: até aqui chegarás, e não além, aqui cessa a arrogância de tuas ondas” (Jo 38, 8ss)

Da mesma foram é Jesus quem faz a grande pergunta do evangelho de hoje: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4, 40). Depois de se sentirem  ameaçados pelas ventos contrários e as ondas que enchiam a barca, Jesus se ergue!!! E aquele antes em silêncio e dormindo na barca, ordena o silêncio e a calma ao mar e aos ventos!!! É assim também que acontece em nossa vida! Ele permanece conosco em meio às tempestades cotidianas que nos alcançam!!!  É-nos necessário aprender a ouvir nosso Senhor falar em meio as nossas tempestades!!! Elas são como aqueles sinalizadores que orientam os navegantes em alto mar, que corrente se deve tomar!! Por isso nos servem os momentos de prova!!! Não devem jamais ser desperdiçados por nós, ou desprezadas por nossa incompreensão!  São as horas de Deus em nossa vida!!!

São os profundos momentos de nossa espiritual travessia! A outra margem significa uma experiência mais profunda com o Senhor! Os discípulos aprenderam a pedagogia da confiança! Nós devemos aprender do “bom escriba que tira deste tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13, 52)!!!

E ainda colhendo a mensagem do poeta, lembrar que a vida cristã não deve ser levada como “um sonho feito de brisas”, mas como uma casa construída sobre a rocha:  “ caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, pois estava construída sobre a rocha” (Mt 7, 27).

Neste domingo, não tenha medo de fazer as travessias de sua vida!! Elas são indicativas do amor que estamos entregando em nossa vida de fé!!! Solte sua  voz na estrada e  queira parar somente em Deus!!!

Deixe um comentário